19 de out. de 2008

Saber científico

Os Tipos de Saber Científico...



No contexto da Ciência, os diversos tipos de dados, informações e conhecimento apresentam diferenciações e designações próprias, sendo elas mostradas a seguir.

Hipótese Científica: Um conjunto estruturado de argumentos e explicações que possivelmente justificam dados e informações, porém, que ainda não foi confirmado ou desconfirmado empiricamente.

Achados Científicos: Informações produzidas a partir de dados coletados em estudos científicos. São essencialmente narrativas científicas de acontecimentos.

Tese Científica: É uma hipótese ou conjunto ordenado de hipóteses que tenham sido confirmadas pela observação ou experimentação. É o resultado da junção de uma Hipótese com um Achado que lhe dê credibilidade.

Teoria Científica: É um conjunto ordenado de teses que explica um determinado fenômeno de interesse.

Lei Científica: Uma relação entre fenômenos, uma seqüência de acontecimentos, um mecanismo natural, que se manifesta sempre da mesma forma em inúmeros estudos independentes, com grande precisão e sem exceções. É o objetivo máximo, a suprema realização, da Ciência.
Note-se que as Hipóteses, Teses, Teorias e Leis são exemplos de Modelo Científico, ou seja, um conhecimento, uma descrição formal, uma representação lógica, uma imagem mental, uma versão virtual dos mecanismos de um fenômeno qualquer que se queira estudar.
Um modelo pode ser avaliado segundo a sua acurácia (a validade no sentido de efetivamente descrever aquilo que se havia proposto descrever) e precisão (a maior ou menor proximidade entre as previsões produzidas e o que de fato aconteceu).
Também é importante observar que a lista acima também representa uma hierarquia do saber científico, onde as hipóteses e achados representam o nível mais limitado, as teses e teorias ficando num nível intermediário e as leis representando o ponto máximo.
Professor Mário

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger