19 de out. de 2008

Escola pública x Unicamp


Cresce a participação de estudantes de escola
pública na Unicamp - Vestibular 2008



Há três anos em vigor, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) da Unicamp tem conseguido, sem fazer uso de cotas, promover a inclusão social na Universidade. Neste ano, o total de estudantes egressos de escolas públicas matriculados na Unicamp chegou a 32,4%, número um pouco superior aos 32% de 2006. Isso significa que do total de 3.061 ingressantes, 991 vieram de escolas da rede pública de ensino.
Um dos dados mais interessantes é que a porcentagem de matriculados de escolas públicas supera a demanda por vagas desse mesmo grupo: eles representaram 29,1% dos inscritos no Vestibular 2007. Essa razão entre a demanda e os que se matricularam na Unicamp (de 1,11) é a melhor dos últimos 14 anos e a segunda maior de toda a história do Vestibular Nacional Unicamp, tendo sido superada apenas em 1993, quando a razão foi de 1,17. Outro dado positivo refere-se à participação dos pretos, pardos e indígenas na Unicamp, que passou de 14,7% do total de matriculados em 2006 para 15,3% este ano. Do total de 3.061 matriculados, 469 se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas este ano.


Comparativo 2002 a 2007


A porcentagem média de estudantes de escolas públicas entre os matriculados aumentou em 47 dos 60 cursos do Vestibular Unicamp nos três anos de vigência do PAAIS (2005 a 2007) em comparação com os três anos anteriores ao Programa. O resultado é ainda mais positivo nos cursos mais concorridos. Em Medicina, por exemplo, o número médio de estudantes de escolas públicas aumentou quase 130%. Na soma dos três anos anteriores ao PAAIS, eram 33 estudantes; número que subiu para 73 na soma dos três primeiros anos do Programa. Além de Medicina, Engenharia de
Controle e Automação, Comunicação Social - Midialogia e Ciências Biológicas também registraram crescimento expressivo de egressos de escolas públicas (ver tabela).


O PAAIS



O PAAIS, aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp em 2004, prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam automaticamente 30 pontos a mais na nota final, após a segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas podem ter, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. Vale lembrar que o primeiro colocado no Vestibular Unicamp 2007 optou por participar do PAAIS e recebeu 40 pontos de bonificação. João Francisco Ferreira de Souza, de 17 anos, teve a maior nota do vestibular: 759,57 pontos.

Ele foi aprovado para o curso de Engenharia Química.


Dados 2002 a 2007 - Totais



Candidatos de Escolas Públicas


Ano Escolas Públicas N %
Vestibular 2002 14.526 30,7%
Vestibular 2003 14.362 30,9%
Vestibular 2004 15.854 31,4%
Vestibular 2005 (Primeiro ano do PAAIS) 18.339 34,1%
Vestibular 2006 15.534 31,3%
Vestibular 2007 14.630 29,1%



Matriculados de Escolas Públicas



Ano Escolas Públicas N%
Vestibular 2002 820 30,60%
Vestibular 2003 854 29,70%
Vestibular 2004 831 28,00%
Vestibular 2005 (Primeiro ano do PAAIS) 1.021 34,10%
Vestibular 2006 971 32,00%
Vestibular 2007 991 32,40%





Fonte – Unicamp ( Universidade estadual de Campinas ).

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Quem sou eu

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Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
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