18 de out. de 2008

A engenharia

Perfil do Engenheiro

A Carreira de Engenheiro

As aptidões iniciais para aqueles que querem cursar Engenharia é ter inclinação para se aprofundar na matemática e lidar com as ciências, mas também ter uma mente criativa para encontrar soluções novas para que as coisas funcionem, daí ser essencial um cérebro criativo.

Que tipos de coisas precisam funcionar?

Bem, os grandes edifícios, as torres altíssimas não devem sofrer nenhum problema com terremotos ou ventos, os resíduos de uma cidade inteira devem receber um tratamento adequado, as pontes precisam unir pontos cada vez mais distantes, desenvolver sistemas de ar condicionado para enormes shopping-centers ou arranha-céus de mais de 70 andares, descobrir materiais sintéticos que sejam leves e, ao mesmo tempo, consigam suportar temperaturas elevadíssimas e assim centenas de milhares de outras coisas que já existem ou que vão surgir!
Os engenheiros participam diretamente da pesquisa, da criação e do desenvolvimento de cada produto que se lança no mercado, de cada edifício que se constrói nas cidades, de cada ponte, de cada estrada, de cada rua onde as pessoas passam a pé ou com seus carros.
Devido ao alto nível de especialização e complexidade que apresentam atualmente os projetos de engenharia é comum formar-se uma equipe de engenheiros com diversas competências.Um projeto simples, normalmente, é composto de várias etapas incluindo a pesquisa, o projeto (design) e a administração, sendo por isso muito importante o engenheirando aprender, além das matérias técnicas durante o seu curso, os melhores métodos de gestão de processos.
Os engenheiros são os responsáveis juridicamente por um projeto, ou por parte do mesmo, desde o seu início até o seu término.

Texto extraído da revista ENGENHARIA FAAP nº36 1999

Atributos

O Engenheiro Civil deve possuir:

*Uma sólida formação em Ciências Básicas (Matemática, Física e Química);
*Boa formação em Economia, Administração e Planejamento, aliada à percepção dos impactos econômicos e financeiros, sociais, culturais e ambientais, a fim de solucionar problemas relacionados à Engenharia;
*Profundo conhecimento em Informática, aplicando-o como ferramenta de gerência e otimização em sua área;
*Capacidade de sistematização e síntese, de modo a diagnosticar sistemas complexos, a partir da coleta, manuseio e análise de grande volume de dados e informações quantitativas e qualitativas;
*Desenvoltura e agilidade na comunicação oral e escrita e o domínio de pelo menos uma língua estrangeira.

Mercado de Trabalho

No que diz respeito à possibilidade de inserção no mercado de trabalho, o Engenheiro Civil possui um amplo e variado campo de atuação. Pode o profissional desempenhar atividades nas seguintes áreas:

*Cálculo Estrutural e Construção Civil, podendo desempenhar as mais diversas funções;
*Recursos Hídricos, seus serviços afins e correlatos como, por exemplo, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, portos, rios e canais, barragens e diques, drenagem e irrigação;
*Engenharia de Transportes;
*Geotecnia;
Mário Klettemberg - professor e engenheiro civil

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger