19 de out. de 2008

Proteção à Fauna

Lançada Campanha Nacional de Proteção à Fauna


Brasília (16/10/2008) - A cada ano, cerca de 50 mil animais silvestres apreendidos em todo o país são recebidos pelos Centros de triagem de Animais Silvestres do Ibama - Cetas. Diante desse quadro, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, por meio da Coordenação de Fauna da diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, vêm desenvolvendo o Projeto Cetas Brasil.

O projeto tem por objetivo construir, restaurar e equipar Cetas em todo o país. Hoje são 27 unidades em funcionamento. Entre as atividades do projeto está a educação ambiental, pois ficou claro que ações isoladas de fiscalização se mostram ineficazes para combater o problema do tráfico de animais.

A sociedade precisa adquirir a percepção de que comprar animais silvestres do comércio ilegal é crime. Uma alternativa para se formar essa consciência de posse responsável de animais é uma grande campanha nacional de proteção à fauna, que terá a educação ambiental e uma campanha de comunicação como eixos.

A ação denominada a “A Escola é o Bicho” vai capacitar, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), agentes sociais para funcionar como multiplicadores nos estados. O projeto piloto para padronizar os procedimentos será realizado a partir de 20 de outubro em escolas privadas de Brasília. Também está em negociação um acordo com a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal para a realização de ações em escolas públicas locais.

Caberá ao Ibama por meio das superintendências formar os agentes multiplicadores nos estados. O Ibama desenvolveu ainda uma revista em quadrinhos que será usada como material didático para o público infanto-juvenil.

As peças publicitárias são cartazes, adesivos, vídeos e quadrinhos que serão distribuídos em escolas, bibliotecas, aeroportos, feiras e outros locais públicos de grande visibilidade. Os cartazes e adesivos e a revista já serão usados no projeto piloto que começa na próxima semana. Os vídeos estão em processo de licitação e serão adotados em 2009 quando as ações serão difundidas para os estados.

METAS - o MMA, o Ibama e o MEC pretendem levar a campanha para a Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente que será realizada em abril de 2009 e firmar parcerias estratégicas com instituições públicas, polícias rodoviárias e ambientais, além de secretarias estaduais de meio ambiente e educação.

Informações
Assessoria de Comunicação do Ibama
3316.1015/1020


Daniela Mendes
Ascom/MMAFoto: Jefferson Rudi/MMA
Professor Mário

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger