17 de out. de 2008

Áreas

EE PROFESSOR EUZÉBIO A RODRIGUES – DIRETORIA REGIONAL DE SUMARÉ
TRABALHO PRÁTICO DE MATEMÁTICA - Modelo para estudo


01) Uma quadra de basquete tem 20m de comprimento por 12m de largura. O piso dessa quadra é revestido de placas quadradas de 4m de lado. Calcule, então:
a área da quadra;
a área de cada placa;
o número de placas usadas para revestir totalmente o piso da quadra;


02) Uma região retangular tem 11m de comprimento e 7m de largura. Se aumentarmos 1m no comprimento e 1m na largura, quantos metros quadrados a área da região original ficará aumentada?


03) Em um campo de futebol, o círculo central tem 9m de raio. Quantos m2 de grama seriam necessários para cobrir inteiramente o círculo central?


04) O que tem maior área: um terreno retangular de 15m de frente por 40m de fundos ou um terreno quadrado de lado 25m?


05) Uma parede tem 8m de comprimento por 2,75m de largura. Com uma lata de tinta é possível pintar 10 m2 de parede . Quantas latas de tinta serão necessárias para pintar essa parede?





Respostas ::



1)
- área da quadra - 240 m2
- a área de cada placa - 16 m2
- o númeo de placas usadas para revestir..... – 15 placas

2) 19 m2


3) 254,34 m2


4) Quadrado


5) 03 latas de tinta







Professor Mário Klettemberg

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger