17 de out. de 2008

Alimentação adequada aos estudantes..


10 mandamentos para a boa alimentação do estudante

1. Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Dicas para os pais

· Amor e carinho devem ser sinônimos de alimentação equilibrada e saudável, e não de doces, balas e refrigerantes. Capriche no preparo e na apresentação do prato, para demonstrar afeto.

· Ofereça sempre refeições equilibradas, que contenham todos os nutrientes que o seu filho(a)necessita. Uma boa sugestão para evitar problemas como "hoje eu só quero batata" é reunir em uma única preparação a carne ou substitutos, as hortaliças e a fonte de carboidratos. Por exemplo, risoto de frango com ervilhas, torta de carne e espinafre ou minestrone.

· Varie bastante a alimentação de seu filho(a), permitindo-lhe conhecer o sabor dos mais diversos alimentos, mas respeitando o seu paladar e as suas preferências. Faça - o experimentar diferentes sabores, consistência, temperatura e cores para assegurar o conhecimento dos alimentos e o aporte nutricional.

· Quando o seu filho(a) aceita com prazer um alimento novo, nutritivo, procure firmar o hábito pela repetição, oferecendo-lhe o mesmo outras vezes, seguidamente.

· Evite introduzir novos alimentos quando o seu filho(a)estiver doente ou indisposto(a). Não deixe que ela(e) associe o alimento novo a um sentimento desagradável.

· Não force jamais seu filho(a) a "raspar o prato". Se você o forçar a comer mais do que deseja, pouco a pouco ele(a) perderá o sentido da saciedade.

· Não deixe à vista a sobremesa e o refresco durante a refeição e também não os apresente como prêmio para quem raspar o prato ou se comportar bem. Isso supervaloriza alguns alimentos em detrimento de outros.

· O prêmio para o seu filho(a) que ingere alimentos saudáveis, nutritivos, deve ser pelo próprio prazer em comê-los. Capriche no tempero.

· Tenha sempre em lugar de fácil acesso, alimentos nutritivos como frutas e leite e derivados, principalmente iogurte e queijos (importantíssimos para a fase de crescimento e formação de ossos e dentes).

· Evite ter em casa produtos de pouco valor nutritivo como balas, doces, chocolates e refrigerantes. São prejudiciais a saúde além de provocar cáries nos dentes.

· Evite utilizar como estratégia para fazê-los comer; ameaças, suborno, castigos, súplicas, promessas. Esse comportamento dos pais mostra que não comer os atinge, e ela(e)passará a recusar a comida para testar sua paciência e chamar a atenção.

· Não dê maior importância se seu filho(a) comer menos que o normal em uma refeição ou mesmo se não quiser comer nada. Nenhuma criança/adolescente sadia física e emocionalmente passa fome, se há alimento disponível. Quando se alimenta o suficiente em uma das refeições, automaticamente ela compensa nas próximas .
Mário Klettemberg

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger