17 de out. de 2008

Ecologia


ECOLOGIA


A palavra "Ecologia" tem sua origem etimológica no termo grego "Oikos", que significa lugar, patrimônio, meio ambiente, e "logos", tratado. É a parte da biologia que estuda as relações entre os organismos vivos e seu ambiente. Essa palavra "Ecologia", foi usada pelo biologista alemão Haekel, um dos mais ardorosos defensores do "transformismo", doutrina segundo a qual as espécies animais e vegetais se transformam e dão origem a novas espécies sob a influência da adaptação.
Foi, no entanto, um ecologista dinamarquês V.E. Bubro Warning, quem publicou a primeira obra a respeito do assunto, em 1895.
A princípio, separou-se a ecologia vegetal da animal. Estudos posteriores chegaram, no entanto, `a conclusão de que os princípios ecológicos deveriam ser tratados em sentido amplo e abranger as relações dos seres vivos com o ambiente no qual vivem.
A Ecologia estuda as interdependências funcionais entre esses dois fatores. Tal conhecimento é fundamental para todos aqueles que estudam o assunto.
Via de regra, há um equilíbrio na natureza entre os seres vivos que se interdependem mutuamente. Qualquer interferência aí pode trazer conseqüências imprevisíveis e desastrosas.
Na época atual o "ambiente humano" tornou-se um tema público. Na história das relações homem-ambiente, que na verdade é inseparável da história do próprio desenvolvimento do homem, remonta no tempo desde a presença do homem como a espécie dominante do nosso planeta.
Os países altamente industrializados foram os primeiros a se preocuparem com as conseqüências adversas das práticas e tecnologias que produziram nos mesmos, uma afluência sem precedentes.
A criação de uma grande capacidade de produção na indústria e na agricultura, o crescimento de sistemas complexos de transportes e comunicação, a rápida evolução dos conglomerados humanos, são fatores que, de um modo ou outro, têm causado danos e perturbações no "ambiente humano."
Nunca, como na época atual, falou-se tanto sobre o assunto - controle da poluição e desenvolvimento.

POLUIÇÃO - Este termo, do latim "polluere", significa manchar, enodoar, e se emprega tanto no sentido físico como moral.
POLUTO, particípio desse verbo, não é usado hoje em dia, mas conserva-se na forma negativa - "impoluto", que significa limpo e, em sentido figurado, honrado.
Por "poluição ambiental" ou "poluição atmosférica" subentende-se hoje a idéia de contaminação do meio-ambiente por elementos prejudiciais à saúde.
Por analogia, outras expressões foram criadas, em que o sentido "poluição" evoluiu. Por "poluição sonora" se entende excesso de barulho, e por "poluição visual", excessiva quantidade de textos escritos, capazes de desorientar pessoas.
O certo é que, qualquer que seja a situação, "poluição" conserva a idéia de algo prejudicial ao bem-estar físico ou psíquico.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger