17 de out. de 2008

Drogas - tô fora


DROGAS : UMA VIAGEM PELO CORPO HUMANO


As mais comuns, iniciam a viagem pela boca e pelas narinas. Algumas embarcam diretamente na veia. Acomodadas no sangue, iniciam uma longa viagem pelo corpo humano. Impulsionadas pela turbina coração, transforma-se num transporte a jato, percorrendo 100 quilômetros de vasos, com conexões para toda a parte. Estou falando das drogas. Nem o policial de fronteira, o fígado, que é responsável por barrá-las, pois sua função é proteger o organismo de substâncias tóxicas, tem conseguido interromper a viagem destas causadoras de destruição. Depois de passarem ( ilesas ) pelo fígado, chegam ao cérebro humano. Lá alteram o comportamento de seus usuários, induzindo a todo tipo de sensação.
As drogas podem ser divididas em três grandes grupos: Estimulantes, depressoras e alucinógenas. São consideradas como drogas: o álcool, a cocaína, o tabaco, a maconha , a heroína, as anfetaminas, o crack, o LSD, os sedativos , entre outros. Cada uma delas tem consequências variadas, dependendo do seu uso crônico. Como exemplo, a cocaína, causa o emagrecimento acentuado, lesões na mucosa nasal, e convulsões. A maconha que é alucinógena, provoca o relaxamento muscular, a perda da noção do tempo, além de provocar a liberação de adrenalina, hormônio que acelera os batimentos cardíacos, que chegam a 160 vezes por minuto, enquanto o normal é entre 80 e 100 vezes por minuto.
Infelizmente o consumo e o tráfico de drogas vem aumentando assustadoramente a cada ano. Muitos jovens, adolescentes e até crianças, na maioria das vezes induzidos, tem entrado neste mundo cruel, desumano e até violento, numa viagem quase sempre sem volta.
O desemprego , associado a desarticulação familiar e a curiosidade, são os fatores mais comuns para esta viagem do perigo, onde as brigas entre gangues, a disputa pelo domínio dos pontos de tráfico, sempre terminam em tragédias.
A sociedade precisa tomar conhecimento e partir para ações mais concretas, para impedir o avanço do consumismo e do tráfico, para que não tenhamos mais famílias perdendo seus entes ( jovens ) mais queridos . É necessário que haja um esforço na família, que haja mais diálogo, harmonia e respeito mútuo para que os jovens possam estar mais preparados para o enfrentamento e que não sejam pegos de surpresa. Com certeza, o melhor remédio é a informação e a harmonia familiar.
Como vimos, as drogas são muito ruins para o nosso organismo, e portanto , você que se ama, não entre nesta onda, pois a volta é praticamente impossível.


PROFESSOR MÁRIO

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger