9 de ago. de 2011

Exercícios - PA e PG

01- Obter os 10 primeiros termos da seqüência: a) an= 4n – 1 b) an= 2 + 3n + n

02 – Obter o 6º , o 10º e o 35º termo da seqüência an= 2n + 5

03 – Determine o trigésimo termo da PA ( 1; 4; 7; ...)

04 – Determine o valor de x, de modo que os termos ( x + 5 ), ( 5x – 2 ) e ( x – 3 ), nessa ordem seja uma PA.

05 – Calcule a soma dos termos das PA:

a) ( 10 ; 16 ; 22 ; . . . ; 70 )

b) ( 1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ; . . . ; 100 )

06 – Determine o vigésimo termo da PG ( 1 ; 2 ; 4 ; . . . )

07 – Calcule o número de termos da P A ( 5 ; 10 ; . . . ; 785 ).

08 – O valor de x para que a seqüência ( 2x, x + 1 , 3x ) seja uma PA é?

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Quem sou eu

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Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
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