26 de fev. de 2009

Uso racional da água


EE PROFESSOR EUZÉBIO A. RODRIGUES – 1º BIM – 2009 - MATEMÁTICA
ATIVIDADE 01 - GRUPO - Cuidar da água e usá-la sem desperdício
é essencial para sua conservação....

O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra (continentes e ilhas). Fica bem mais fácil entender isso olhando o globo terrestre: toda a parte em azul representa a água, enquanto a parte em marrom representa a terra.
Vamos imaginar que toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro. Se tirássemos toda a água salgada, a porção de água doce seria suficiente apenas para encher um copinho de café. Só que a porção de água doce disponível para consumo direto não representa mais do que algumas gotinhas retiradas deste copinho. Pouco, não é?
Sem dúvida, não há quem não goste de brincar na água salgada do mar, quando se vai à praia. Acontece que ela não é potável, ou seja, não se pode bebê-la. A água apropriada para o consumo humano é a doce. E essa água doce representa apenas 2,7% do total de água do mundo (os outros 97,3% são de água salgada, disposta em mares e oceanos). A distribuição da água doce do planeta se dá desta maneira:

0,01% nos rios.
0,35% em lagos e pântanos.
2,34% nos polos, geleiras e icebergs.
97% em leitos subterrâneos.

A água doce disponível no planeta é cada vez mais insuficiente para matar a sede da humanidade. Os brasileiros até que são privilegiados, já que detêm em seu território 13,7% da água doce do mundo. Deste total, 80% estão nos rios da Amazônia. São Paulo abriga 1,6% de toda essa fatia brasileira.
Para que a água continue sendo potável (aquela que se pode beber) e suficiente para todos os brasileiros, é necessário que cuidemos muito bem dela, evitando desperdícios. Dessa forma, preservaremos nosso planeta e deixaremos uma boa herança para as próximas gerações.

1. Para o grupo, qual é o principal objetivo do texto?

2. O texto apresenta muitas informações. Apesar de não ser necessário memorizar os dados numéricos fornecidos, eles exercem uma importante função. Você poderia dizer qual é essa função?

3. A maioria dos textos não tem, evidentemente, tantas cifras como o que você acabou de ler. Mas é raro você ler uma notícia em jornal que não envolva informações numéricas. Para verificar, pegue a primeira página de um jornal (ou uma página do caderno de economia) e, com o corretor, esconda todos os números, gráficos, tabelas e datas. Veja se o que permanece tem sentido.

4. O texto diz que “abaixo da superfície, infiltrada no solo, há mais 4 milhões de quilômetros cúbicos”. Escreva esse número apenas por meio de algarismos e a respectiva unidade de medida utilizada.

5. É bastante comum, em jornais, revista e livros, encontrar representações com vírgulas para números “com muitos zeros”, tal como o número dessa frase: “1,5 bilhão de pessoas não têm acesso a uma quantidade mínima de água”. Escreva esse número sem utilizar a palavra bilhão.

6. Sabe-se que há em nosso planeta um bilhão e trezentos e quarenta milhões de quilômetros cúbicos (km³) de água. Escreva esse número de duas maneiras: uma, utilizando apenas algarismos e a outra, por meio de algarismos e palavras.

7. Existe outra forma de escrever números grandes: a notação científica, que utiliza a potência de 10. Assim, o número 1.250.000.000 pode ser escrito em notação científica por 1,25 x 109. Escreva o número de km³ de água no planeta em notação científica.

8. Quais são as unidades de capacidade utilizadas no texto? Você conhece outras unidades de capacidade? Quais?

9. Você sabia que um cubo de 1 m de aresta é a unidade padrão de volume e que é denominada por metro cúbico (m³)? Assim, uma caixa de forma cúbica, cujas arestas têm medidas internas iguais a 1 m, tem capacidade de 1 m³. Você saberia, então, dizer o significado do quilômetro cúbico (km³)?

10. Se um recipiente tiver a capacidade de 1 dm³, podemos dizer que sua capacidade também é de 1 litro. Um cubo cuja aresta é de 1 dm tem volume de 1 dm³. Um volume de 25 litros, significa quantos dm³ ?


11. Justifique a seguinte relação: 1 km³ = 1.000.000.000 m³



Professor Mário Klettemberg

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Quem sou eu

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Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
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