26 de fev. de 2009

História da matemática

História da Matemática

Bhãskara (1114 + 71 = 1185) Matemático hindu, trabalhou em quase todos os ramos da Matemática de seu tempo. Sua obra-prima é o livro Sidhãntasiromani, que se divide em quatro partes - Aritmética, Álgebra e as duas últimas de Astronomia - e reúne muitos de seus trabalhos. Um deles é a construção de uma tabela de senos com intervalos de um grau.
Girard (1590 + 73 =1663) Matemático italiano, dedicou-se à álgebra das equações, dentre outros ramos da Matemática. Seu grande trabalho sobre as equações polinomiais são as relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação.
Gabriel Cramer (1704 + 48 = 1752) Matemático suíço, trabalhou com Álgebra e Astronomia. Sua obra-prima é a Regra de Cramer, publicada em 1750, utilizada para resolver sistemas lineares determinados.
Joseph L. Lagrange (1736 + 77 = 1813) Matemático francês, presidiu o Comitê de Pesos e Medidas. Trabalhou em Cálculo, Mecânica e Astronomia. Teve um papel significante na verificação da teoria de Newton sobre gravitação. Desenvolveu trabalhos sobre a impossibilidade de resolver equações de grau 5 por meio de radicais.
Pierre Simon de Laplace (1749 + 78 = 1827) Matemático e astrônomo francês. Sua grande obra publicada em cinco volumes num eríodo de 26 anos, foi Mecânica celeste, em que procurou demonstrar a estabilidade do Sistema Solar por uma aplicação rigorosa da mecânica newtoniana. Em Matemática, desenvolveu trabalhos com determinantes e é considerado o criador da probabilidade analítica.
Paolo Ruffini (1765 + 57=1822) Matemático italiano, dedicou-se à Álgebra, publicando em Bolonha (1799) um livro com vários trabalhos apresentando a demonstração de que a equação geral de seu superior ao quarto não pode ser resolvida por meio de radicais (essa demonstração tem muitas lacunas). Seu nome está associado à divisão de um polinômio por x - b.
Karl F. Gauss (1777 + 78 = 1855) Matemático e astrônomo alemão, fez notáveis contribuições a vários ramos da Física, em que foi uma autoridade em eletromagnetismo, e da Matemática, em que desenvolveu trabalhos sobre:- teoria dos números, desenvolvendo o princípio de congruência aritmética;- representação gráfica dos números complexos de sua construção axiomática;- geometria não-euclidiana;- geometria diferencial;- Análise. Dentre tantos trabalhos de vulto, destacam-se:- "A soma de termos de uma progressão aritmética ", aos oito anos.- "Construção com régua e compasso de um polígono regular de dezessete lados", aos dezenove anos.- "Teorema fundamental da Álgebra", aos 21 anos.
Bernhard Bolzano (1781 + 67 = 1848) Filósofo, lógico e matemático tcheco, professor de Filosofia da Religião da Universidade de Praga. Desenvolveu trabalhos em Lógica e Análise, destacando-se, entre outros, aqueles dedicados a:- funções contínuas não-deriváveis;- convergências de séries;- forma de distinguir classes finitas e infinitas -- tema abordado na obra Parodoxos do Infinito, publicada após a sua morte.
Niels Henrik Abel (1802 + 27 = 1829) Matemático norueguês, cujos trabalhos foram um modelo de rigor, segundo os padrões da atualidade, destacando-se os que se referem a: Equações polinomiais, Teoria Geral de Convergência, Série binomial, Cálculo Integral, Funções Transcendentais e Elípticas, entre outros.Seu primeiro grande trabalho foi a prova da impossibilidade de resolver equações polinomiais de grau superior a 5 por meio de operações elementares. Publicou um livro sobre o estudo das propriedades especiais das funções Transcendentais.
Carl Gustav J. Jacobi (1804 + 47 = 1851) Matemático alemão, trabalhou em Álgebra e Análise. Na Análise, foi o primeiro a aplicar as funções elípticas ao estudo de questões aritméticas, obtendo importantes resultados que fizeram parte de sua grande obra-prima: Fundamentos de Uma Nova Teoria das Funções Elípticas (1829). Na Álgebra, para citar apenas uma de suas numerosas descobertas, elaborou por completo a Teoria dos Determinantes.
Joseph Liouville (1809 + 73 = 1882) Matemático francês, trabalhou em Análise e Teoria dos Números.
Evariste Galois (1811 + 21 = 1832) Matemático francês, descobriu sua vocação para a Matemática influenciado por trabalhos de Lagrange e Legendre. Impedido de cursar a École Polytéchnique, Galois passou a freqüentar aulas especiais ministradas por outro matemático francês, Paul Émile Richard (1795 - 1849), que lhe facilitou o acesso à leitura de trabalhos de Abel, Cauchy, Gauss e Jacobi. Com base no que observou em Abel, Galois procurou as razões mais profundas da insolubilidade das equações polinomiais de grau superior a 5. Essas razões são dadas por um teorema seu segundo o qual uma equação polinomial pode ser resolvida por meio de radicais se, e somente se, o seu grupo é resolúvel. As idéias centrais de Galois são as noções de grupo e corpo.
James Joseph Sylvester (1814 + 83 = 1897) Matemático inglês, foi o primeiro a usar o termo matriz para indicar uma tabela retangular de números. Amigo do matemático inglês Arthur Cayley(1821 + 74 = 1895), com o qual desenvolveu a Álgebra das matrizes.
Gerolamo CARDANO (1501 + 75 = 1576) Físico e matemático italiano, dedicou-se a Matemática, Física, Astronomia, Filosofia, Medicina e Astrologia. Na Matemática, sua obra-prima é o livro Artis Magnae Sive de Regulis Algebraicis (A grande arte ou sobre as regras da álgebra), publicado em 1545, onde se encontram:- o método de resolução das equações de grau 3, obtido de seu amigo Tartaglia (1499 + 58 = 1557), e de grau 4, obtido de seu discípulo Lovic Ferrari (1522 + 43 = 1565);- a regra: "menos vezes menos dá mais".

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Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
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