26 de fev. de 2009

Dificuldade para estudar


Crianças caminham 12 km por dia para chegar a escola no Distrito Federal

Em um mês, distância equivale a uma viagem entre Brasília e Goiânia.Secretário de Educação do DF disse que problema será resolvido.

Devido à falta de transporte, estudantes do Distrito Federal andam até 12 quilômetros por dia para chegar à escola onde estudam. Essa é a rotina dos irmãos Danilo e Daniel, que moram na área rural de Paranoá, cidade-satélite de Brasília, e estudam em Itapoã, outra região administrativa da capital.
Veja o site do BDDF “Aqui precisa muito de um transporte, porque é uma dificuldade grande para as crianças subir este alto aqui todo dia, mas é o jeito de estudar”, afirma a mãe e dona-de-casa Rosália Maria da Silva. A família veio da Paraíba há dois meses para tentar a vida em Brasília. “Nem eu nem meu marido sabemos ler nem escrever nada. Então, é para o futuro deles e para o nosso também.”
saiba mais

A estrada de chão batido, cercada por pinheiros, é a parte mais complicada do trajeto que os dois irmãos percorrem todos os dias. Quando chove há muita lama e quando não chove, poeira. E ao voltar para casa, por volta das 18h, já está escuro. Eles começam a se arrumar duas horas e meia antes do início das aulas e pegam a estrada às 11h. Com chuva ou sol forte, o desafio é cumprido - são 6 km na ida e 6 km na volta, 12 km por dia, 60 km por semana. No fim do mês, Danilo e Daniel andam 240 km, distância equivalente ao trajeto de Brasília a Goiânia. Depois do chão batido, a batalha continua no asfalto. No acostamento, eles se arriscam. A jornada só termina no Centro de Ensino Fundamental Nº 01 do Itapoã. É quando eles estudam e podem descansar um pouco. No fim do dia, todo o caminho tem de ser percorrido de novo. Mais difícil que andar os 12 km diários é falar sobre o sonho que pode se perder pela estrada. “É muito cansativo. Muito ruim. É muito longe pra chegar lá”, desabafa o estudante Danilo da Silva, 13 anos. Ele chora ao falar sobre a esperança de ter outra vida. “Tudo isso ‘pra’ ter um futuro melhor, ‘pra’ gente poder trabalhar. É uma batalha muito dura.” O secretário de Educação do DF, José Luiz Valente, afirma que a secretaria entrou em contato com o DFTrans (autarquia encarregada pelo serviço de transporte do Distrito Federal) e que o problema será solucionado. Ele disse que existe um ônibus que passa pela região, mas que depende de uma “adequação de horários” que não cabe à Secretaria de Educação.
Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger