26 de fev. de 2009

Escola pública - USP

Aprovação da escola pública na USP é a maior em nove anos

da Folha Online

A participação de estudantes formados na rede pública entre os aprovados no vestibular da USP aumentou 12,7% neste ano, depois que a universidade aumentou as bonificações a esses alunos no processo seletivo, informa Fábio Takahashi em reportagem publicada na edição da Folha deste sábado (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
No vestibular para ingresso neste ano, 29,3% dos aprovados cursaram o antigo colegial na rede pública. No exame anterior, o percentual foi de 26%. Considerada elitista e pressionada por movimentos sociais a adotar as cotas (reserva de vagas), a USP passou a conceder, há dois anos, 3% de acréscimo na nota do vestibular a alunos de escola pública. A instituição avaliou que o sistema de cotas era muito radical.
"O aumento de alunos na rede pública é importante, pois traz mais diversidade ao alunado da USP", afirmou a pesquisadora Elizabeth Balbachevsky, do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP. "Mas não se pode esperar que a universidade resolva o problema de inclusão social. O Estado forma cerca de 500 mil alunos ao ano, e a USP oferece apenas 10 mil vagas. A massificação do ensino superior precisa ser feita por outras vias."
No último dia 13, a Fuvest divulgou a lista com os nomes de 2.026 convocados em segunda chamada do vestibular. Os convocados deverão comparecer nas unidades constantes no Manual do Candidato na terça-feira (17) para fazer a matrícula. A Fuvest seleciona os estudantes da USP, Faculdade de Medicina da Santa Casa e Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
No dia 4 deste mês, a Fuvest divulgou a primeira lista dos selecionados. São 10.557 nomes aprovados para cursos da Universidade de São Paulo, 100 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 750 treineiros. No total, a Fuvest deve divulgar quatro listas de chamadas. A próxima, terceira, deve ser divulgada no dia 4 de março.

Confirmação

A efetivação da matrícula dos candidatos convocados para a USP e Santa Casa, em primeira e segunda chamadas, estará sujeita à confirmação, que deverá ser feita pessoalmente pelo estudante ou por meio de procuração, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Documentos

Veja os documentos necessários para matrícula. Os candidatos devem apresentar também os documentos originais, para conferência.

USP
- certificado de conclusão do curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);- documento de identidade oficial (uma cópia);- uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano

Santa Casa

- prova de conclusão do ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar (duas cópias autenticadas);- documento de identidade (duas cópias autenticadas);- CPF (duas cópias autenticadas);- duas fotos 3 x 4 recentes
Segundo a Fuvest, o pagamento das taxas previstas pela escola deverá ser efetuado no ato da matrícula.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger