2 de dez. de 2008

Estrelas na UFSCar

Engenharia e medicina são as estrelas na UFSCar ( Universidade federal de São Carlos ).

Publicidade
da Folha de S.Paulo


Dentre os dez cursos mais concorridos da UFSCar, cinco são de engenharia. Conhecida como "capital da tecnologia", a cidade de São Carlos reúne, além da UFSCar, um campus da USP e empresas do setor tecnológico. "A área de exatas é muito forte aqui [na UFSCar]", diz Pedro Ferreira Filho, coordenador de vestibulares.
Criado em 1970, o bacharelado de engenharia de materiais foi uma das primeiras graduações da instituição e também a primeira do Brasil.
Segundo José Marques Póvoa, coordenador do curso de engenharia física, que está completando uma década neste ano, "a UFSCar prioriza muito a área de pesquisa".
"O curso de engenharia daqui tem um diferencial, porque ele forma um profissional que está sempre buscando se atualizar, não aquele que está satisfeito com o que já sabe", diz ele.
Em busca dessa tradição, o aluno do cursinho Anglo Tiago Lauria, 19, vai prestar a UFSCar. "Vou tentar, porque ela é conhecida por ter um dos melhores cursos de engenharia do país", diz ele.
A ampliação de vagas na instituição inclui a criação de dois cursos de engenharia, o de elétrica e o de mecânica, com 45 vagas em cada um.
Embora os cursos na área de engenharia estejam entre os mais tradicionais da universidade, o de medicina é o mais concorrido. Nesta edição do vestibular são 127,15 candidatos por vaga. O número caiu em relação ao primeiro vestibular para o curso, em 2006, quando a relação de candidatos por vaga foi de 190. "Como era novo e a instituição tem bastante tradição, muita gente quis fazer", afirma Ferreira Filho.
Um dos candidatos é o vestibulando Gabriel Ortega, 22. Ele cursou direito durante quatro anos e meio, até ver que não era o que queria. Agora, além da aula diária no cursinho, estuda pelo menos seis horas por dia quando chega em casa e ainda faz aulas particulares. "A concorrência é muito alta. Mas alguém tem que passar, e espero que seja eu."
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger