30 de jul. de 2011

Uma professora especial

Uma professora especial

Uma professora especial

Um dia, uma professora pediu a seus alunos para escreverem os nomes de cada colega da sala em um pedaço de papel, deixando um espaço entre cada nome.

Pediu ainda para que eles pensassem na melhor coisa que podiam dizer sobre cada um de seus colegas e escrevessem embaixo de cada nome. Esta atividade levou quase a aula toda e, quando os estudantes saíram , cada um entregou seu papel à professora.

A professora escreveu o nome de cada estudante em pedaços de papel separados e, abaixo de cada um deles, escreveu o que todos os colegas pensavam sobre ele. No dia seguinte ela deu para cada aluno a sua lista.

Depois de um tempo a classe toda estava sorrindo: “Mesmo?”, ela escutou alguém sussurrar. – “ Eu nunca soube que eu significava alguma coisa para alguém!” e “Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim!” eram a maioria dos comentários.

O tempo passou e ninguém nunca mais falou sobre os papéis na sala de aula novamente. Ela nunca soube se discutiram sobre eles depois da aula ou com seus pais, mas não tinha problema pois, o exercício tinha cumprido com seu objetivo.

Os alunos estavam felizes com eles mesmos e uns com os outros.

Aquele grupo se dispersou. Muitos anos depois, um dos alunos foi morto no Vietnã e a professora foi ao funeral. Ela nunca tinha visto um patriota num traje militar antes. Ele parecia tão bonito e tão maduro. A igreja estava cheia de amigos. Todos os que o amava, foram lhe prestar a última homenagem.

A professora foi a última se despedir e enquanto lá estava, um dos soldados que levava o traje militar com a bandeira veio até ela.

-“Você foi professora de matemática do Mark?”

- ele perguntou.

Ela balançou a cabeça e murmurou:

-“Sim ! Ele foi um dos meus alunos....”

Então , ele disse:

-“Mark falava muito sobre você!”

Logo após o funeral, muitos amigos do Mark se reuniram. A mãe e o pai de Mark também estavam lá, obviamente esperando para falar com sua ex-professora.

-“Nós queremos lhe mostrar uma coisa...” – disse o pai, tirando do bolso uma carteira.

-“Eles acharam isso com o Mark quando ele foi morto. Nós achamos que você pode reconhecer isto.”

Abrindo a parte do dinheiro, ele cuidadosamente removeu um pedaço de folha de caderno que foram dobrados várias vezes.

A professora sabia, sem olhar, que aquele papel era o que ela tinha anotado todas as coisas boas que os colegas de Mark falaram sobre ele.

-“Muito obrigado por ter feito isso! – disse a mãe de Mark.”Mark tinha isso como um tesouro!”.

Charles sorriu e disse:

-“Eu ainda tenho minha lista. Está na primeira gaveta de minha escrivaninha em casa”.

A mulher de Chuck disse:

-“Chuck me pediu para colocar a lista dele no nosso álbum de casamento”.

-“Eu também tenho a minha!” – Marilyn disse :

-“Está no meu diário”.

Então Vick, outra colega, colocou a mão na sua bolsa, tirou sua carteira e mostrou a lista embrulhada e franzida para o grupo. “Eu carrego isto comigo todo tempo!” E sem olhar em volta, ela continuou:

-“Eu acho que todos nós guardamos nossas listas......”

Foi quando a professora finalmente sentou-se e chorou. Ela chorou por Mark e por todos os seus amigos que não poderão mais vê-lo de novo, mas soube naquele instante, o grande bem que fizera para aquelas pessoas tão especiais.....

Já diz o sábio ditado: “Você colhe o que planta!”

O que você coloca na vida de alguém , volta para a sua, com certeza!

Professor Mário Klettemberg

Quem sou eu

Minha foto
Sou paranaense de Ivaiporã e atualmente morando em Hortolândia desde 1991. Sou formado em matemática pela UNIVALE (PR), com especialização pela UNIG ( RJ ). Também sou formado em engenharia civil pela PUC - CAMPINAS ( PUCCAMP). Leciono atualmente na EE Prof. Euzébio A Rodrigues.Já lecionei em diversas escolas de Hortolândia-Sp e também em Sumaré - Sp. Nas escolas onde lecionei, fui representante de escola junto à APEOESP ( Sindicato dos professores ), além de ter sido também conselheiro regional. Defendo que a educação ( escola ) seja de qualidade e acessível para todos, onde tenhamos uma sociedade com cidadãos conscientes de que precisamos lutar por um mundo mais justo e com igualdade para todos. Esse é o verdadeiro papel da educação. Vamos à luta,pois sem nenhum esforço e dedicação, não conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.
Powered By Blogger